segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O EDUCADOR BEM SUCEDIDO

Para a maioria dos jovens a escola é pouco atraente, principalmente, a partir da 5ª série onde tudo parece estar fragmentado, disciplinas soltas, assuntos sem ligação, professores desmotivados, desatualizados, infra-estrutura inadequada. Então, o que precisa ser feito para entrar em conecção com esses jovens e mudar essa imagem?
Sabemos que não existe fórmula ou modelo único e que isso depende muito de cada educador, de sua personalidade, competência, capacidade de relacionamento de sua simpatia.
Educar é um processo complexo, que exige mudanças significativas, investimento na formação de professores, para os domínios da comunicação da relação pedagógica e o domínio de tecnologias.
A educação e o educador devem surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. Precisa-se encantar, entusiasmar, seduzir. O conhecimento se constrói com base em constantes desafios e deve-se usar da imaginação e muita criatividade para alcançar o sucesso.
A figura humana como mediadora do processo de aprendizagem é e será sempre indispensável, mas para isso o educador entre muitas atribuições que lhe compete, deve dominar sua área de trabalho, ser evoluído, ético e amar muito o que faz. Nos jovens mesmo que inconscientemente, essa competência do professor é captada e será o reflexo de suas atitudes e interesse pelo aprender.
Para atingir bons resultados o professor deve se preparar sempre para o sucesso, ser seguro, audacioso e surpreendente.

Nenhum comentário: